Método Rotativo

A perfuração se dá através do movimento rotatório de uma broca, ao mesmo tempo que se faz circular fluído no poço. Este fluido serve para trazer o material triturado para a superfície, refrigera a ferramenta de corte e mantém uma pressão contínua dentro do poço artesiano, de forma a conter suas paredes, evitando assim seu colapso. O fluído poderá ser injetado pelo furo central da haste de perfuração, subindo pelo espaço antelar, ou vice versa. Este método é utilizado para formações inconsolidadas. O revestimento do poço é feito no final dos trabalhos, antes da retirada de todo o fluído.

Construções de poços artesianos, usualmente com diâmetros de 6” até 30″ e profundidade de 50 até 1.500 metros.

A DH possui um pessoal experiente, qualificado e equipamentos adequados para a execução dos mais variados projetos de perfuração de poços artesianosprofundos, sendo desde um poço de pequenas dimensões para abastecimento de uma residência, até poços de grande diâmetro e profundidade para diferentes fins.

Método Rotopneumático

Utiliza-se dois equipamentos específicos: um compressor de alta pressão e grande volume de ar e um “martelo pneumático”.

O compressor é utilizado como fonte de ar comprimido para acionar o martelo, que se encontra na extremidade da coluna de hastes, no fundo do poço artesiano.

A ferramenta de corte, chamada de “bottom bit”, percutirá sobre a rocha cristalina, fragmentando-a. O ar injetado pelo hasteamento que aciona o martelo, retorna pelo espaço anelar trazendo à superfície o material cortado.

O método tem na rapidez a sua grande vantagem; a frequência da ferramenta, que no método de percussão convencional ou a cabo é de 50 golpes por minuto, atinge aqui aproximadamente 1.200 golpes/minuto.

Outro importante aspecto é a possibilidade de, durante a perfuração do poço artesiano, identificar-se qualquer secção produtora atravessada, face à expulsão forçada da água à superfície.

É recomendado principalmente para formações consolidadas ou muito consolidadas.